SAIBA MAIS

participe das nossas redes

previsão do tempo

SAIBA MAIS

Saiba o que é

É um evento itinerante e aberto à população que acontece em praças e parques.
É um convite para um piquenique, para reuniões de amigos e familiares em locais públicos ao ar livre.
É multiartístico, pois tem teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais, literatura... E é Educacional, já que promove palestras, workshops e oficinas...
É comprometido com a preservação do meio ambiente e contribui para o contato com a natureza.
É um espaço de encontro coletivo para todas as idades, níveis sociais e pensamentos.
Passou pela Praça Cel. Pedro Osório, Parque da Baronesa, Praça Modelo, Praça da Rodoviária, Pracinha do Porto, Praça da Cohab II, Praça Modelo e Parque Dom Antonio Zattera. Visitou 6 bairros de Pelotas e teve uma edição no centro de Capão do Leão. É padrinho do Piquenique Popular, em Piratini.

Entenda como funciona

Todas as atividades são gratuitas.
Os artistas e demais participantes são convidados com antecedência para compor a programação. Também abre espaço para ações propostas durante o evento.
Não há palco, pois a intenção é aproximar os artistas de seu público. É usada estrutura de som mínima, apenas o essencial para garantir a qualidade das apresentações. Em uma cabine móvel, acontecem as exibições cinematográficas.
As exposições, palestras, apresentações musicais e demais ações acontecem de forma paralela e simultânea. O público fica livre para participar e apreciar as que mais lhe interessarem.
Há atividades culturais e pedagógicas específicas para crianças, orientadas por pessoas competentes.

Veja por que é realizado

Acreditamos na importância de oferecer à população uma opção diferenciada de entretenimento e lazer, que incentive o convívio familiar saudável e a cultura da paz.
Também queremos oportunizar o acesso público e gratuito a bens culturais, artísticos e educacionais; além de promover, divulgar e fomentar a cultura, a arte e a educação.
Buscamos valorizar parças e parques, promovendo o contato com a natureza e a preservação ambiental.
É nosso interesse estimular a formação de redes colaborativas de trabalho, troca de saberes e divulgação de ideias.

Conheça quem faz e apoia

Foi Idealizado  pelo Teatro do Chapéu Azul e é realizado com a participação ativa de diversos agentes e instituições.
Participam coletivos de artistas, artistas independentes (profissionais e amadores); universitários de todas as áreas (artes, pedagogia, história, biologia,etc...), escoteiros, esportistas, educadores, grupos de defesa de animais, artesãos, culinaristas, associações, ONGs, entre outros.
Conta com o apoio de instituições e empresas, tais como UFPEL, ONG Anjos e Querubins, Instituto Mário Alves, Rádio Com, Rádio Cultura, Faculdade Anhanguera, Sindicato dos Bancários, SANEP, TURF, Autoviação Santa Rosa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Posto Cidadão Capaz, Kruzekar Veículos, Prefeitura Municipal de Capão do Leão, SOS Animais, Associaçãod e Proteção e Amparo Melhor Amigo, entre outros.





PIQUENIQUE CULTURAL


PIQUENIQUE CULTURAL é um evento gratuito e itinerante que ocorre em espaços públicos ao ar livre de Pelotas. Foi idealizado pelo Teatro do Chapéu Azul e é realizado desde outubro de 2010.
O evento é um convite à comunidade para que se reúna em um piquenique vespertino com seus amigos e/ou familiares.
Durante o evento, os piqueniqueiros poderão apreciar manifestações artísticas (teatro, música, dança, cinema, artes visuais, circo, fotografia, etc...), participar de atividades formativas multidisciplinares (palestras, workshops, oficinas, etc...) e de colaborar com ações solidárias (arrecadação de alimentos, roupas, material escolar, etc...).

Valorizar os espaços públicos e ao ar livre é um dever de todo cidadão, dos órgãos públicos que o representam e da iniciativa privada comprometida com o desenvolvimento da comunidade em que atua.
Buscando tal valorização, o PIQUENIQUE CULTURAL oferece à população a oportunidade de apreciar nestes locais, gratuitamente, o trabalho de artistas profissionais e amadores - além de iniciativas promovidas por escolas, grupos de idosos, associações, clubes, academias, etc.. Com isso, pretende também fomentar a formação de plateia/público e o interesse em participar de alguma atividade no campo das artes.
Além de incentivar a produção artística da cidade, agrega ações multidisciplinares comprometidas com compartilhamento de saberes formais e informais, oportunizando que qualquer pessoa venha a adquirir conhecimentos de forma descontraída, podendo multiplicá-lo em seu meio.
As ações solidárias promovidas no PIQUENIQUE CULTURAL servem para divulgar o trabalho das entidades assistenciais da cidade, a fim de que, após o evento, a população possa colaborar com ele, seja através de recursos humanos e/ou financeiros.
Ao propor uma ação cultural itinerante, o Teatro do Chapéu Azul estimula a visita da população a diferentes localidades da cidade, fomentando o turismo intra-urbano.